Se tem uma coisa que ninguém questiona é a capacidade da chef Renata Vanzetto para criar sucessos gastronômicos – ela está à frente dos restaurantes Ema e Muquifo, do bar MeGusta e da lanchonete Matilda. Mas tudo começou mesmo com o Marakuthai, seu primeiro restaurante.
Nascido em Ilhabela, no litoral paulista – onde segue em funcionamento em frente a uma marina, com uma paisagem repleta de barquinhos boiando no mar -, a marca chegou a São Paulo em 2009. De lá para cá, muito mudou. Renata diversificou e multiplicou seus empreendimentos, o Marakuthai trocou de endereço, mas uma coisa seguiu inalterada: a dedicação da casa aos sabores asiáticos, em especial os tailandeses e os vietnamitas.
Na unidade litorânea ou nos endereços paulistanos (são dois atualmente), o cardápio apresenta algumas receitas que já viraram clássicos da chef. Um deles é o strogothai, um picadinho de carne que se parece com um estrogonofe, mas é perfumado com temperos típicos da Tailândia.
Outro exemplo é o camarão na minimoranga, que ganha cremosidade porque leva um pouco de Catupiry, e vem em companhia de arroz jasmim, chips e farofa. Tem ainda atum selado com molho de queijo de cabra e damasco. Para acompanhar: arroz jasmim com castanhas torradas.
Outro hit disponível em todos os endereços da marca é o ceviche de peixe branco, servido com chips.
Queridinha da clientela, principalmente nos dias de mais calor, a Rainbow Salad é uma colorida salada que reúne mais de 21 ingredientes – bifum (macarrão de arroz), cenoura, coentro, cebola roxa, vagem, amendoim e gergelim são alguns deles.
O restaurante de Renata que evoca os ares caseirinhos, a comida de família, é o Muquifo. Mas o Marakuthai também traz um pouco disso na decoração, que tem cores vibrantes, em especial o azul-turquesa.
Nos Jardins, o salão tem cadeiras, poltronas e banquetas com estofados coloridos, espelhos nas paredes tapetes estampados e lustres que lembram castiçais de velas. Você vai se sentir confortável, como se estivesse em uma casa de avó.