Muquifo

A chef Renata Vanzetto já tem casas de sucesso na cidade: ela é dona da lanchonete Matilda, do bar MeGusta e dos restaurantes Ema e Marakuthai. A procura é tanta que todos eles costumam ter filas na porta. O Muquifo, mais nova empreitada da chef, também deixa a calçada apinhada de gente esperando uma mesa – mas a espera vale muito a pena!

Em um antigo sobrado nos Jardins, decorado com tons de rosa pastel, luz baixa e ambiente aconchegante, Renata serve receitas que remetem às suas memórias de infância. A inspiração vem das comidas que sua avó costumava preparar.

Na seção das entradas, tem uma porção de dois bolinhos de espaguete à matriciana. É isso mesmo que você está pensando: uma bolinha de macarrão, empanada e frita, com casquinha crocante.

O mesmo molho que vai nos bolinhos também cobre o rigatoni, que vem à mesa com anéis de lulas à dorée.

Outra receita cheia de memórias de infância é a da batata gratinada com creme de leite e manteiga, réplica fiel da que a avó da chef preparava. Ela é servida ao lado de filé-mignon à milanesa e folhas de rúcula.

Na sobremesa, o cardápio segue com a mesma pegada caseirinha. Tem biriba, uma espécie de palha italiana, e bolo de cenoura com calda de brigadeiro. Quem não gosta?

Ah, e lembra daquela espera que falamos no começo do texto? Dá para tomar uma cerveja gelada em uma das mesas na calçada enquanto os lugares não são liberados. Assim, fica bem mais fácil.

Foto: Gustavo Steffen/Divulgação


Veja mais