Uma das mais tradicionais lanchonetes de São Paulo é o berço da receita de um famoso sanduíche: o bauru. Nascida em 1922 no Largo do Paissandu, região central de São Paulo, a marca tem hoje outros dois endereços: um no Paraíso e outro em Perdizes.
Todas as unidades provam que o bauru não é aquele sanduíche com queijo, presunto e tomate, como se vê em várias padarias e lanchonetes por aí. Nada disso. O bauru clássico é o carro-chefe: um sanduba no pão francês, recheado com finas fatias de rosbife, tomate, pepino em conserva e uma mistura de quatro queijos (prato, gouda, suíço e estepe), que são fundidos e servidos bem derretidos.
Essa tradicional receita já tem mais 80 anos e foi criada por um dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que fica nas proximidades – era Casimiro Pinto, nascido na cidade de Bauru, no interior de São Paulo: daí vem o nome!
O cardápio sugere outros sanduíches de sucesso, caso do recheado com fatias de pernil e molho de tomate e cebola, também no pão francês. Alguns beirutes e pratos-feitos completam as sugestões do cardápio, que costumam ganhar companhia de porções de batata frita e canecas de chopp Brahma.
Para sobremesa, há clássicos no melhor estilo vintage: pudim, banana split e a taça que leva o nome da casa, que combina quatro bolas de sorvete, salada de frutas, chantilly e coberturas.