Há tempos que comida japonesa em São Paulo não se resume a rodízio de sushi e de sashimi – que bom! Outro prato bem popular no Japão ganhou o público paulistano: o lámen. Separamos aqui os dez melhores restaurantes para experimentar o prato.

O lámen (ou ramen) une noodle, o macarrão asiático, de massa bem elástica (e que, na real, surgiu na China), a um caldo bem quetinho e a toppings, ingredientes que complementam o ensopado. Pode ser ovo cozido, lombo suíno, cebolinha, nori (a alga japonesa), broto de feijão e bambu em conserva, entre outros.

Os lámens chegam à mesa com uma colher funda, que ajuda a tomar o caldo, e hashis, os palitinhos, para comer o macarrão e os outros complementos deliciosos.

A onda do lámen foi tão grande que vários restaurantes especializados abriram na cidade – tudo começou na Liberdade, claro, mas hoje eles já estão em vários bairros.

As casas começaram a ser mais criativas e pratos diferentes apareceram. O udon, que é um macarrão bem mais grosso, também ganhou espaço, assim como acompanhamentos e caldos mais inventivos (tem até de curry!).

Confira, abaixo, dez restaurantes que valem a visita – e onde vale pedir um belo lámen, claro.