Jardim de Napoli

O Jardim de Napoli é uma legítima casa italiana. A matriz, na região de Santa Cecília, tem mesas cobertas com toalha xadrez e garrafas de vinho penduradas no teto – bem tradicional! O menu também traz outro clássico: o polpettone à parmegiana, que fez a fama da casa.

O restaurante funciona há 70 anos e é o berço dessa receita. Já ouviu falar? É um disco de carne moída e bem temperada, recheado com queijo mussarela, empanado e frito. Antes de ir à mesa, é coberto com molho de tomate e queijo parmesão.

A receita é uma criação de Toninho Buonerba (1939-2018), filho dos fundadores. Ele decidiu aproveitar os restos de filé-mignon que sobravam na cozinha e criou o celebrado polpettone, até hoje carro-chefe da marca, que, além da matriz, tem espaços nos shoppings Pátio Higienópolis, Market Place e JK Iguatemi.

Na casa de Santa Cecília, além do polpettone, fazem sucesso as massas. A variedade é enorme: vai desde espaguete e penne a ravióli, passando por diversas opções de nhoque, que pode vir à mesa banhado por molho ao sugo, rosé, de Catupiry ou com almôndegas. Tudo muito gostoso!

Para sobremesa, seguindo na inspiração italiana, há tortas de Nutella e de limão-siciliano e um pavê de café, que leva bastante creme e parece com o tiramisù.

Num lugar tão tradicional quanto o Jardim de Napoli, a frase “mangia che ti fa bene!” (coma que te faz bem, em português) encaixa muito bem.


Veja mais