Albero dei Gelati

Andando na Rua dos Pinheiros, dá para ver pessoas segurando potinhos com sorvetes. É o anúncio de que uma novidade chegou na área: a sorveteria Albero dei Gelati fica na Rua Joaquim Antunes, quase na esquina com a Rua dos Pinheiros, em uma casinha pequena e charmosa.

Mas tamanho não é documento, não é mesmo? Tanto que de lá saem ótimos sorvetes ao estilo italiano. De fato, tão bons que até a chef Paola Carosella, do Arturito e do La Guapa, indicou a casa.

A marca já tem lojas na Itália, nos Estados Unidos e agora finca raízes no Brasil. Na Albero dei Gelati (árvore de sorvetes, em português), todos os gelatos são feitos artesanalmente e respeitando o meio ambiente.

Logo na entrada da casinha, uma lousa mostra os valores dos sorvetes e explica toda a história da casa. Os gelatos são fabricados com produtos orgânicos, vindos de pequenos produtores – eles são cultivados de acordo com a agricultura biodinâmica, que não interfere nos ecossistemas.

Além disso, eles não têm nenhum tipo de aromatizante ou corante. Os gelatos têm só 6% de gordura, enquanto sorvetes costumam ter 30%.

Uma estufa, logo na entrada da casinha, mostra os sabores disponíveis. Eles costumam mudar, dependendo das frutas da estação: dá para encontrar sorvetes de limão, de manga, de morango.

Mas alguns sabores estão sempre por lá. É o caso do sorvete de pistache e o de café.

Tem ainda sabores como chocolate, ricota, gianduia e leite com menta e chocolate.

As casquinhas também são feitas ali mesmo, todos os dias, e são bem crocantes. E não tem desperdício nem para quem pedir o sorvete no potinho: ele é feito de mandioca e é comestível.

Charmosa, a casa tem alguns banquinhos na área externa, bem em frente á porta – à noite, fica ainda mais charmosa com luzinhas penduradas.

Dentro da sorveteria, há também algumas mesinhas redondas, com flores em cima. Lá estão recipientes verdes, para que os clientes deixem os potinhos (que não quiseram comer) e os restos de sorvete. Tudo vai para compostagem, para ser reutilizado como adubo. Zero desperdício!


Veja mais