Sabe aquela dúvida de onde almoçar com o pessoal do trabalho durante a semana? Todo mundo tem, né? Mas para quem está por perto da rua dos Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, é um bom dilema: a rua está cheia de opções de bons restaurantes com ótimos menus-executivos.
Com variedades a cada dia, os almoços executivos são ideais para comer bem sem pagar caro. Com direito à entrada, prato principal e sobremesa, é possível fazer uma refeição completa com o que há de melhor na casa.
Nessa lista, confira 10 restaurantes que servem menu-executivo na rua dos Pinheiros.
Low BBQ
O Low BBQ é indicado para quem não está com tanta pressa. No entanto, a fila de espera no horário de almoço já dá a entender que a qualidade é alta. Quem chega entre 12h e 15h tem serviço diferenciado no atendimento: o pedido é realizado no caixa e retirado pessoalmente no balcão.
Especializado em carnes defumadas, o grande destaque no cardápio é o brisket: corte do peito bovino que leva um preparo de 12 a 14 horas, resultando em textura macia e sabor suculento.
Faz sucesso também o sanduba de pulled pork (carne de porco cozida lentamente e desfiada) com molho barbecue de açaí.
Outras opções de proteína incluem maminha, picanha, cupim e costela.
O método de defumação da casa é o grande diferencial e consiste em assar a carne por meio da fumaça gerada pela queima de lenha de macieira e do carvão.
Os acompanhamentos são da escolha do cliente e o menu-executivo dá direito a dois. A batata frita com páprica defumada e o mac’n’cheese são escolhas certas. O coleslaw representa a culinária norte-americana: é uma salada de repolho cru com maionese.
Consulado da Bahia
Com grande variedade cultural na rua dos Pinheiros, o tempero baiano não poderia ficar de fora. O espaço é inteiramente decorado com artesanato local e a fachada, com diversas cores, lembra as casas do Pelourinho.
Para quem tem muita fome ou para ir acompanhado, as porções executivas do Consulado da Bahia satisfazem no preço e no sabor – e servem duas pessoas.
A clássica moqueca está entre as principais recomendações dos garçons, que pode vir com camarão, lagosta ou garoupa, entre outros pescados.
O bobó de camarão é servido com um creme espesso acompanhado de farofa de dendê e arroz.
Para quem está mais inclinado para carne vermelha, as indicações são opções como o baião de dois e a carne de sol, bons destaques do menu.
It Sushi
Utilizando o conceito de menu degustação, é possível provar quase todos os itens do cardápio do It Sushi por um preço fixo no almoço. Quem monta a combinação é o próprio cliente, que pode provar os preparos das seções It Starts (que são as entradas, como a porção de shimeji), It Cold (peixes servidos frios, como ceviche), It Rolls (hot rolls, baterás e uramakis), It Sushi (os suhis, claro) e It Hot (pratos quentes, como salmão grelhado).
Além do clássico sushi em versões bem incrementadas, também fazem sucesso o Rock Shrimp, um tempurá de camarão servido com molho cremoso picante e o espaguete de frutos de mar à base de alho e óleo.
No cardápio desenvolvido pelo chef Cristiano Mori, o azeite trufado aparece como destaque no carpaccio de salmão com raspas de limão-siciliano e flor de sal e também nos sushis de salmão e de polvo.
Quem vê a fachada do It Sushi na rua dos Pinheiros pode se surpreender ao entrar. A casa tem iluminação baixa, o que torna o ambiente ainda mais atraente e tranquilo, em contraste com trânsito de carros e o vaivém de pessoas na calçada.
BBQ Farm
O BBQ Farm apresenta um conceito rústico tanto na decoração quanto em suas receitas. Para os fãs do bom churrasco, a casa prepara bons cortes de carne defumados com opções clássicas de acompanhamento.
O menu-executivo inclui uma entrada, uma proteína e dois acompanhamentos. É possível escolher entre o steak do dia, meio galeto desossado ou peixe (com direito à salada do dia ou torradinhas com manteiga e ervas).
O destaque do menu vai para o miolo de alcatra bem temperada e macia. Outros cortes como o chorizo e por vezes a entraña figuram no menu-executivo.
Para acompanhar, tem os clássicos arroz branco e farofa ou receitas mais incrementadas, caso dos vegetais grelhados ou da batata rústica assada na parrilla – ambos são temperados com azeite de ervas.
Apesar de não incluir as sobremesas no menu-executivo, a confeitaria do BBQ Farm merece um destaque. A responsável pelas receitas é a chef Carole Crema, que oferece doces como torta de castanha-do-Pará com calda de gengibre, flan de iogurte com calda de goiaba com cachaça e cheesecake de doce de leite, entre outros.
O BBQ Farm lembra mesmo o celeiro de uma fazenda no ambiente: é todo decorado em madeira escura. O salão aconchegante tem poucas mesas e ainda conta com um extenso balcão.
Les 3 Brasseurs
Especializado em chope artesanal, o gastrobar Les 3 Brasseurs também oferece uma boa opção de almoço francês durante a semana.
Por lá, o menu-executivo bem servido pode ser feito a partir da combinação do cliente, que escolhe entre quatro entradas, cinco pratos principais, três sobremesas e cinco guarnições que se alternam diariamente de segunda a sexta. Também é possível optar por retirar a entrada ou a sobremesa, resultando em refeições mais econômicas.
Les 3 Brasseurs nasceu como uma casa de cervejas na França e, conquistando diversos países, abriu sua primeira filial brasileira no Itaim. A unidade em Pinheiros, menos conhecida, é a segunda na cidade.
Quem chega para almoçar por lá pode sentar numa grande varanda com vista para a rua, no salão interno ou até no rooftop. Os grandes tanques de cerveja são vistos logo na entrada, produzindo a bebida que é servida no bar.
Na cozinha, a influência francesa tem um toque brasileiro. O menu conta com opções diferenciadas a cada dia, e pode aparecer por lá o entrecôte ao molho de mostarda com batata frita e mix de folhas. O arroz cremoso faz parte do almoço quase diariamente, sempre acompanhado de alguma proteína como frango grelhado ou costela desfiada.
Já bastante conhecida no Itaim Bibi, a Les 3 Brasseurs inaugurou também o endereço em Pinheiros. Assim como na matriz, os grandes tonéis de metal, onde são fabricadas as cervejas, ficam à vista, em uma enorme vitrine. Além das cervejas, fazem sucesso as flammes, um tipo de pizza tradicional na culinária francesa, de massa fina e servida em formato quadrado.
Tasca do Zé e da Maria
A gastronomia portuguesa é bem representada no Tasca do Zé e da Maria com pratos tradicionais como cordeiros, frutos do mar e bacalhau.
Na fachada, tijolos à mostra e um toldo azul chamam para a discreta porta de vidro do Tasca. Ao entrar no estabelecimento, o cliente encontra um pequeno restaurante com direito a tudo que é clássico.
O menu-executivo é composto por entrada, prato principal e sobremesa.
Dentre as opções, o carro-chefe é o bacalhau da Tasca que vai ao forno com cebolas caramelizadas no azeite, brócolis, mini batatas ao murro, ovo cozido, tomate e alho frito.
Outras boas opções incluem arroz de frutos do mar, camarão ao champagne com arroz de amêndoas e arroz de pato.
Na seção das sobremesas, figuram doces tipicamente portugueses. Tem ovos moles, rocambole de laranja, toucinho do céu, torta de nozes e o tradicional pastel de belém, entre outras delícias.
Tide
Para quem está procurando uma refeição mais leve, o Tide é o restaurante de comida saudável na rua dos Pinheiros. A casa oferece pratos com opção sem glúten, sem lactose, veganos e vegetarianos, mas carnes, frangos e peixes também contemplam o cardápio.
O Tide leva o conceito saudável a sério e, por isso, não inclui no cardápio frituras e farinha de trigo e ainda utiliza açúcar orgânico. Para manter sempre o equilíbrio, quem escolhe as receitas é a nutricionista Juliana Lima Arantes, ao lado da sócia Astrid Gurgel. Já a cozinha é comandada pelo chef Danilo Gandor, que já administrou o restaurante Nattu, também de comida saudável.
O menu-executivo é rotativo e oferece, diariamente, opções vegetarianas ou de frango ou peixe com entrada, prato principal e sobremesa.
Uma das recomendações da casa é o salmão com crosta de quinoa e purê de ervilha, com mix de folhas na entrada e brownie de chocolate sem lactose para sobremesa.
A casa é moderna e organizada, desde seu ambiente interno até o acabamento na apresentação do prato.
Para beber, o restaurante faz diversos tipos de suco funcionais, inclusive o detox com abacaxi, couve, gengibre, hortelã e água de coco. Quem quiser refrigerante, somente os orgânicos.
Fração da Pizza
A Fração da Pizza funciona como pizzaria durante a noite, mas poucos sabem que no horário da tarde apresenta também boas opções de almoço.
Uma ampla área externa, com muitas plantas, arquitetura rústica e decoração em madeira faz com que o almoço durante a semana seja muito mais leve.
No menu-executivo, o cliente pode escolher entre grelhados e tem um bufê de saladas à disposição.
Os pratos principais do menu são rotativos, mas há chances de encontrar saborosas massas. É o caso do nhoque de mandioquinha com costela desfiada e do fettuccine ao vôngole.
Apesar do nome, o bufê é farto e não tem só folhas. A variada seleção de acompanhamentos cria diversas possibilidades para o prato principal escolhido. Pães, torradas, frios, saladas, tortas, quiches, arrozes, legumes e muito mais complementam o almoço.
De fato, o bufê por si só pode ser um almoço completo. Quem ficar satisfeito com essas opções e preferir dispensar o prato, paga um preço menor para se servir à vontade.
Para adoçar, o menu-executivo ainda dá direito à sobremesa do dia, que pode ser frutas ou doces.
Cabaña del Asado
Os fãs do bom churrasco argentino encontram na Cabaña del Asado o lugar perfeito para um almoço no dia da semana.
O almoço executivo da casa conta com meio corte de carne à escolha do cliente, que pode ser chorizo, bombom de alcatra, entrecôte ou galeto feitos na churrasqueira.
Para acompanhar, há as opções de entrada e salada, arroz biro-biro ou arroz branco, farofa e batata frita. As guarnições são servidas à vontade, atendendo a todo tipo de fome.
A especialidade do Cabaña del Asado é, realmente, o corte bovino, bem temperados e ao ponto de escolha do cliente. Para sobremesa, o pudim de leite é a receita mais pedida pelos clientes.
O salão aconchegante contribui para que a clientela faça uma boa refeição, sem nenhuma pressa. A decoração em madeira dá um ar rústico ao salão, e ainda é possível observar, por uma vitrine de vidro, as carnes sendo assadas na churrasqueira.
Nou
O restaurante Nou apresenta gastronomia contemporânea, variando o menu-executivo de segunda a sexta Escrito à giz em um quadro na parede, o cardápio especial do dia fica exposto no interior do salão.
Com direito à entrada e sobremesa, as opções de pratos são sempre equilibradas e saudáveis, garantindo qualidade de alta gastronomia por um preço acessível.
Um dos pedidos que aparece no cardápio especial de almoço dos chefs Amilcar Azevedo e Tiago Del Bianco é o picadinho de mignon com arroz, feijão preto, couve e farofa de banana.
A cozinha também faz pratos elaborados como moqueca de peixe, frango ao curry com arroz de grãos, estrogonofe, penne com salmão e medalhão com molho de gorgonzola e batata rosti, entre outros.
Prefere um dos pratos clássicos do menu? Tudo bem. Também é possível pedi-los acompanhados de entrada e sobremesa – nesse caso, paga-se o valor do prato. Faz imenso sucesso o bife à milanesa, bem crocante, acompanhado de risoto de limão-siciliano.
Outra boa pedida é o frango assado em crosta de ervas, que vem à mesa ladeado por risoto de aspargos e queijo brie.
Irmã caçula do Nou da rua Ferreira de Araújo, também em Pinheiros, a casa tem agradáveis mesinhas na calçada. Se preferir, há bons lugares no salão interno – em algumas mesas, é possível se acomodar em um sofá.
O serviço, assim como na matriz, é muito cordial: o time de garçons é formado por jovens sempre atenciosos.