Está crescendo cada vez mais a oferta de bons restaurantes veganos e vegetarianos na cidade de São Paulo. Que bom! Já era hora de abandonarmos esse estigma de que comida sem carne não tem graça.
Um dos mais recentes endereços que chegaram para reforçar essa ideia é o Teva, que nasceu no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro e abriu seu endereço paulistano em 2019, em Pinheiros.
A nova casa aterrissa na capital paulista para apresentar uma cozinha que eles definem como “de vegetais”, com receitas veganas (sem proteína animal, nem ovo ou leite e seus derivados) vibrantes, como os tacos de jaca verde e os brócolis grelhado na churrasqueira, duas sugestões de entrada.
Outra sugestão que pode abrir o apetite é o bolinho de baião de dois, cuja receita leva tofu defumado. O tira-gosto vai bem ao lado dos bons drinks servidos ali – sim, restaurantes vegetarianos também podem ter ótima coquetelaria!
Se o cardápio repleto de pitadas criativas não lembra muito aquele estereótipo antigo do restaurante vegano careta, o ambiente desta casa se afasta ainda mais dessa imagem. O ambiente escurinho é decorado com muitas plantas e tem música ambiente que garante o clima mais animado.
É por esse cenário agitado que desfilam pratos como o ravióli de espinafre (isso mesmo, massa feita sem ovo) e a salada com palmito assado, outro sucesso do menu.
Outra receita bem queridinha do público é o tofu grelhado e picante, com molho de pimenta gochujang, servido sobre um creme bem leve, de edamame com hortelã.
Na sobremesa, a restrição ao leite não limita a oferta de confeitaria: tem creme brulée de maracujá e até mesmo tiramisù, completamente veganos.