Pasquale

Neste tradicional restaurante italiano, a cozinha funciona sob a batuta de Pasquale Nigro, chef e proprietário. Ele é natural da Puglia e se inspira nos sabores de sua região para as receitas que sugere no cardápio. Ah, e uma dica: prove os antepastos e embutidos, que são todos feitos ali mesmo.

Inaugurado em 2001, o restaurante funciona desde 2011 no número 66 da Rua Girassol, na Vila Madalena. Ali, no salão com paredes revestidas de tijolinho aparente, passeiam os antepastos, uma das grandes atrações do menu. Entre as opções há sardela, caponata, envoltino de berinjela com tomate seco, entre outros. Na seção dos embutidos, o preferido dos clientes é a sopressata, uma espécie de salame típico do Sul da Itália.

Na sequência, os clientes podem escolher um tipo de massa (penne, espaguete, rigatoni ou orecchiette) e combiná-la a um dos 20 molhos listados no cardápio. Há, por exemplo, o chamado Pérola Negra, feito com tomate picado, mussarela de búfala, alho, azeitonas pretas, pancetta, manjericão e queijo pecorino romano. Versões mais tradicionais também fazem parte da seleção, caso do carbonara e do molho sugo com braciola.

Servido exclusivamente às sextas e aos sábados, o Orecchiette Baccalà combina, além da massa, bacalhau, tomate fresco e batata. Para acompanhar, uma extensa carta de vinhos dá destaque aos rótulos italianos, em especial os da Puglia.

E, para finalizar a refeição sem abrir mão do sotaque italiano, há tiramisù, panna cotta e torta de chocolate com damasco.


Veja mais