Manish

Por fora, o Manish, que fica na Rua Horácio Lafer, no Itaim Bibi, já chama a atenção. A fachada da casa é coberta por um muxarabi, uma espécie de cobogó (ou uma estrutura vazada de concreto) que cobre parcialmente a fachada, que é toda envidraçada. Fica lindo!

Banhado por luz natural, o salão tem decoração elegante e minimalista, com muitas plantas. A madeira predomina na decoração: ela está no bonito bar e também nas mesas e cadeiras.

Ali, reinam as receitas de origem árabe, mas que vão muito além do quibe e da esfiha comuns. Há, por exemplo, o atum à Farabbud, selado na grelha com azeite e zaatar (tempero típico que combina várias especiarias) e o suculento lombo de cordeiro marinado com vinho branco e ervas.

Quibe? Está por lá também, mas em uma versão assada na brasa e servida com coalhada fresca.

As esfihas marcam presença em versões como a aberta com coalhada e esticadinha com chancliche (um cremoso queijo da cozinha árabe, bem temperado).

Também faz sucesso a salada Manish, com folhas, queijo de cabra, pistache e damasco ao molho de mel.

Na sobremesa, vale a pena manter o sotaque árabe e pedir doces como o malabie, um creme leve aromatizado com miski e servido com geleia de damasco ou de ameixa.

Outra pedida tradicional é o ataif, uma espécie de panqueca com recheio de nozes e salpicada de pistache.

Ir ao Manish é conhecer a gastronomia árabe com elegância!


Veja mais