Sal Gastronomia

Primeira casa do chef tatuado Henrique Fogaça – que também assina os cardápios do Jamile e do bar Cão Véio e é um dos jurados do reality culinário MasterChef Brasil. No Sal, ele explora sabores potentes que unem ingredientes típicos do Brasil e receitas de outras partes do mundo.

O Sal nasceu em Higienópolis em 2005, e, mais recentemente, ganhou uma segunda unidade no Shopping Cidade Jardim e um terceiro endereço no Rio de Janeiro.

Em Higienópolis, onde tudo começou, o salão tem ares industriais, com paredes com tijolinhos à vista, detalhes em concreto e lustres bem compridos. As mesinhas de madeira, com cadeiras e sofás, combinam bem com o belo bar, todo iluminado.

No cardápio, Fogaça vai combinando os sabores brasileiros e estrangeiros. Exemplo dessa mistura, o peixe do dia grelhado pode vir à mesa com moqueca de banana-da-terra e farofa de coentro.

São clássicos da casa o lombo de cordeiro servido com aligot (purê de batata que ganha elasticidade por conta da adição de queijo), shimeji mais molho de jabuticaba e o cupim na manteiga de garrafa com farofa de banana e mandioca cremosa.

Vale a pena experimentar também a pancetta com pururuca, cuscuz marroquino e broto de beterraba ou ainda o nhoque de batata e agrião servido sobre ragu de rabada.

Para beber, o chef assina o rótulo Fogaça Pale Ale, produzido em parceria com a cervejaria Dortmund, de Serra Negra, no interior paulista.

Abriu o apetite? Mas não se empolgue com os pratos principais, vale a pena guardar espaço para sobremesas como a rabanada com compota de abacaxi e creme inglês com uísque Jack Daniels. A cara do chef, não achou?


Veja mais