Fabrique Pão e Café

A Fabrique, considerada a melhor padaria de 2019 pela revista O Melhor de sãopaulo, da Folha de S. Paulo, é o encontro entre Portugal e França. Portugal, porque o dono, José Carlos Gomes, nasceu em família de padeiros lusitanos; França, porque Gomes estudou French Pastry School, conceituada escola de culinária francesa que fica em Chicago, e de lá traz algumas receitas.

Nas vitrines da Fabrique, os dois países são representados. Tem croissant de amêndoas, brioche de açúcar e canela, baguette e pain au chocolat. Mas também o pão francês, que é sucesso absoluto entre a clientela.

Dá para ficar observando as delícias da vitrine sentando em uma das mesinhas em frente a ela. A padaria também tem um sofá comprido, em frente a uma parede toda decorada com colagens. Na área externa, tem um mesão comunitário com cadeiras altas.

Esse mesão é bem disputado por quem vai até a Fabrique para um café da manhã rápido. Tem café, pão na chapa, pão de queijo – feito com queijo da Serra da Canastra -, iogurte com granola e opções de sanduíches montados na ciabatta.

Para quem curte ovos, dá para pedir omelete ou ovos mexidos com vários ingredientes: cogumelos, queijo brie, queijo emmenthal, mussarela de búfala, presunto cru, tomate-cereja, pesto…

Ah, e assim que você entrar na Fabrique, vai sentir um cheirinho bom de café. Sabe por quê? A torrefação dos grãos é feita ali mesmo.

Mas o menu de bebidas vai além dos cafés e dos sucos e tem também cervejas e vinhos, boas opções para o fim da tarde.

O sucesso da Fabrique é tanto que a padaria ganhou mais um endereço. Além da matriz, em Higienópolis, tem uma filial na Vila Romana, na região da Lapa, que já vive lotada.


Veja mais