Dalva e Dito

Alex Atala é um dos chefs mais celebrados no Brasil. Melhor: é um dos chefs mais celebrados do planeta. Atala foi eleito o 7º melhor chef do mundo pelo ranking Best Chef Awards, de 2018. O seu D.O.M tem duas estrelas Michelin e esteve por 18 anos no ranking dos melhores restaurantes do mundo, World’s 50 Best Restaurants. Com toda essa bagagem, Atala abriu, em 2009, o Dalva e Dito, seu restaurante caçula que tem um clima menos formal. Mas, assim como no primogênito, o chef explora por aqui ingredientes e preparos típicos do Brasil.

No salão amplo, com pé-direito alto, a decoração é ao mesmo tempo rústica e sofisticada, pontuada por peças de artesanato. O ponto central do espaço é uma parede revestida com azulejos assinados pelo artista Athos Bulcão.

Se a cultura brasileira se manifesta na decoração, não é diferente no cardápio, repleto de ícones da cozinha nacional, de diversas partes do país.

Para abrir o apetite, dá para pedir manjubinha frita, bem crocante, acompanhada da maionese perfumada com jambu. Tem também porção de pasteizinhos, que podem ter recheios de carne-seca e de vatapá, entre outros sabores.

Na sequência, há pratos como o tradicional porco na lata. Sã costela e paleta de leitão confitadas, bem suculentas e servidas com purê de batata aromatizado com pequi.

Outra especialidade que não deixa o menu, porque é queridinha da clientela, é o pato no tucupi (caldo amarelo de mandioca brava), receita típica do Norte.

Da cozinha envidraçada, sai um prato que ganhou fama no D.O.M., mas que segue como um dos campeões de pedidos no Dalva e Dito também. Um medalhão de filé-mignon banhado em molho rôti e servido ao lado de aligot, um purê de batata que ganha elasticidade porque leva queijos no preparo e é finalizado na mesa, na frente do cliente.

Na sobremesa, clássicos da doçaria nacional fazem sucesso, caso do pudim de leite condensado, ao lado de outras receitas com o toque do chef, a exemplo da torta de chocolate com cumaru (conhecido como a baunilha do Brasil).

Se você quer conhecer a boa gastronomia do Brasil, o Dalva e Dito é uma visita obrigatória.


Veja mais