No cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação fica o Riviera Bar e Restaurante, que está na história de São Paulo desde 1949. O espaço foi fechado em 2006 e reabriu em 2013 com um novo conceito – ele foi revitalizado por Alex Atala, chef premiadíssimo do D.O.M e do Dalva e Dito, e Facundo Guerra, que vem modernizando a região do centro com lugares como o Mirante 9 de Julho. Hoje, quem toca o bar é o empresário José Victor Oliva.
Mesmo depois da reforma, o Riviera manteve o look imponente, que o fez ser muito famoso entre a alta sociedade na década de 1950. O salão ainda tem a escada em curva, ao estilo Hollywood, e a parede feita de quadradinhos de vidro. O balcão, por outro lado, foi modernizado e agora é vermelho.
Além dos coquetéis clássicos, o Riviera serve coleções autorais. O Apothecary leva cachaça Leblon, limão tahiti, xarope de mel, gengibre e spray de whisky Ardbeg.
Há também uma seção no menu que lista os drinks que fizeram sucesso na história do Riviera. O Chez Sois, por exemplo, é de 1950 e tem gin. Jerez, licor St. Germain, vinho rosé, damasco e grapefruit.
Já o Riviera Delivery, dos anos 2000, mistura vodca, jambu (que deixa a boca um pouco amortecida), capim santo, limão siciliano e Red Bull Tropical.
Se a ideia for compartilhar uma entrada para acompanhar os drinks, o menu lista boas opções, como a porção de Petiscos da Casa: bolinhos de arroz, croquetes de cordeiro e pastéis de carne e de queijo – vem duas unidades de cada um.
Também vale pedir a seleção de queijos e embutidos: uma tábua com queijos gouda e gorgonzola, antepastos de abobrinha e de berinjela, linguiça artesanal curada, pastrami e presunto cru.
Na seção dos pratos principais, brilha o talharim negro, que é tingido com tinta de lula e vem com camarões e tomates frescos. O Risoto Riviera, por sua vez, é levemente picante e ragu tem linguiça artesanal e vinho tinto.
Tem ainda um clássico paulistano: filé à parmigiana!
Ir ao Riviera é fazer um passeio gastronômico pela história de São Paulo.