Kouzina

A chef Mariana Camargo Fonseca tornou-se praticamente uma embaixadora da tradição culinária grega na cidade de São Paulo. Depois do sucesso de seu primeiro empreendimento, o Myk, ela já abriu três unidades do Kouzina (uma nos Jardins, outra em Pinheiros e a mais recente no Shopping Cidade Jardim), o Fotiá e o caçula, que mescla influências gregas e italianas, chamado Vulcano Myk.

No Kouzina, em um ambiente todo branquinho, que remete às paisagens gregas, a ideia da chef é oferecer receitas típicas daquele país a preços mais acessíveis, com opções de pratos para compartilhar. Na última edição do guia Veja Comer & Beber, a casa ganhou o prêmio de melhor restaurante na categoria “bom e barato”.

Entre as especialidades do restaurante, está a moussaká, uma espécie de lasanha típica, que empilha camadas de berinjela fatiada, queijo, molho de tomate e bechamel, que pode ou não levar carne moída (também tem versão vegetariana).

Outros sabores da Grécia aparecem, por exemplo, na lula grelhada com recheio de queijo feta e espinafre. O mesmo queijo é salpicado sobre as fatias de abobrinha empanada, servidas ainda com romã e hortelã. A mesa pode ficar completa com um reconfortante cozido de carne com grão-de-bico ou com a abóbora assada, que chega coberta por rúcula e pinole.

Para bebericar, há drinques como o que combina gin, suco de grapefruit, xarope de manjericão e é levado à mesa com uma orquídea dentro do copo.

E, no capítulo das sobremesas, fazem sucesso a que reúne massa de amêndoas, compota de figo e iogurte grego ou ainda a chamada Milopita, uma espécie de crumble de maçã servido com sorvete de canela.


Veja mais