Brrrr o frio chegou! Com ele, vem aquela vontade de tomar uma sopa quentinha, certo? O Giraí preparou uma lista com restaurantes e padarias que servem as melhores sopas em São Paulo – e que vão muito além daquela canja básica.
Com a chegada do inverno, os festivais de sopa, caldos e cremes são uma ótima opção para se esquentar e aproveitar receitas criativas ou clássicos que não podem faltar no inverno! Tem bufês para se servir à vontade por um preço fixo, restaurantes mais refinados que apresentam menu de inverno e até mesmo lugares que funcionam 24 horas.
Confira nossa seleção com os melhores lugares para tomar sopa em São Paulo!
Galeria dos Pães
Quando bate a fome no fim de noite, a melhor solução é sempre a chamada comfort food: aquela comida que esquenta até mesmo o coração.
A Galeria dos Pães é conhecida por ficar bastante movimentada durante a madrugada – vale lembrar que a padaria fica aberta 24h e virou um dos lugares clássicos para matar aquela larica depois da balada.
O bufê de sopas da Galeria dos Pães é servido diariamente, das 18h às 5h, por um preço único – o cliente pode se servir quantas vezes quiser. As receitas de canja e sopa de feijão com macarrão estão sempre no salão.
Variam por lá, inclusive aos fins de semana, mais de dez opções a cada dia. Há clássicos como creme de cebola, sopa de lentilha com bacon, capeletti in brodo e outras criações da Galeria, como a Sopa do Chef, que leva bacalhau, batata, leite de coco e couve de bruxelas, entre outros ingredientes.
O menu também tem bebidas quentes, sucos, pães, tortas, frutas e mais – variedade para ninguém colocar defeito.
Dona Deôla
Está aí um lugar que já é tradição para os paulistanos. A rede de padarias Dona Deôla teve sua primeira unidade na região da Pompeia e hoje conta com diversas filiais pela cidade.
A fórmula de sucesso pode estar na variedade de produtos, nos bufês de café da manhã, almoço ou possivelmente no extenso bufê noturno de sopas em que se paga um preço fixo para comer à vontade. Sim, é open de sopa!
No cardápio, as opções caldo verde e canja aparecem todos os dias. Outras quatro receitas complementam a oferta, como a sopa de mandioquinha com inhame, creme de palmito, sopa de feijão com macarrão, capelete in brodo e creme de tomate com leite de coco e bacon.
O valor do bufê também inclui a mesa de acompanhamentos, que serve pães, patês, sanduíches, saladas, tábua de frios, tortas e muito mais.
Como se não fosse o suficiente, há ainda uma sobremesa inclusa que pode ser canjica, arroz doce e doce de abóbora, entre outras.
Consulado Mineiro
Que tal uma sopa com tempero mineiro? Além da boa culinária de Minas Gerais, o Consulado Mineiro também realiza seu festival de sopas e cremes em suas unidades.
O endereço da rua Cônego Eugênio é o mais indicado quando o assunto é sopa: ele serve durante o inverno variadas receitas por um preço fixo, no jantar de quarta a sábado (o restaurante na Praça Benedito Calixto também tem bufê, mas só de quinta a sábado).
O chef Fernando Carneiro oferece 12 opções de sopas, caldos e cremes, além de torradas, pães, queijos, torresmo e cuscuz de carne de sol. Alguns dos sabores disponíveis são a canja de galinha com couve-flor, creme de legumes, creme de mandioca com carne de sol e mais.
Para a sobremesa, há sempre a canjica de milho branco com amendoim.
O Consulado Mineiro é considerado um dos melhores restaurantes de comida mineira de São Paulo. Além da gastronomia típica com tempero marcante, as unidades do Consulado têm decoração inspirada nas fazendas e casarões do interior de Minas Gerais – assim, fica fácil se sentir em um autêntico restaurante regional.
Festival de Sopas Ceagesp
Tem gente que espera o ano todo por esse momento: a temporada do Festival de Sopas do Ceagesp!
Semanalmente, entre maio e agosto, o festival oferece sete tipos de sopa diferentes para o público no Centro Gastronômico Ceagesp. Por um preço fixo, é possível se servir quantas vezes quiser.
No total, são cerca de 60 sabores, que se alternam ao longo das semanas. A sopa de cebola do Ceagesp, gratinada com queijo e servida com pão italiano, é tradição na cidade há mais de 50 anos. Como ela é a mais queridinha do público, é a única que está por lá todos os dias e que nunca sai do cardápio.
Quem passar pelo festival pode encontrar no menu sopas clássicas como caldo verde ou canja de galinha, mas sabores menos comuns também aparecem por lá. Há, por exemplo, o creme de pinhão com cream cheese e o caldinho de sururu.
O Ceagesp é a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, considerado o maior centro atacadista de alimentos do Brasil. Acompanhando as estações do ano, o local também recebe eventos de gastronomia (o Festival de Sopas é o mais tradicional).
Pode chamar os amigos e aproveitar a noite: o espaço gastronômico fica em um grande galpão com restaurante, que acomoda muita gente.
Canaille Bar
Procurando uma refeição mais completa? A sopa também pode ser só o início de um ótimo jantar francês.
Os apreciadores de vinho encontram no Canaille Bar um bom local para casais ou até mesmo pequenos grupos de amigos. Com luz baixa no salão interno ou próximo às plantas no jardim, o ambiente é um charmoso restaurante contemporâneo na região de Pinheiros.
E se você geralmente evita espaços ao ar livre no inverno, ainda não desconsidere o Canaille: o restaurante possui aquecedores e oferece cobertores aos clientes nos dias frios. É uma delícia!
Para acompanhar os diferentes rótulos de vinho (são cerca de 60), a casa tem pratos da gastronomia da França em menus de almoço ou jantar.
Para espantar o frio, aparecem por lá receitas de sopas francesas, como a tradicional sopa de cebola gratinada com queijo parmesão e acompanhada de torrada artesanal, que fica sempre no cardápio.
Procurando outros sabores? Consulte a sopa especial do dia. Algumas dessas outras receitas ficam disponíveis como entrada nos diferentes menus executivos. É o caso das sopas de cenoura e gengibre, de alho-poró com batata, de legumes e de mandioquinha.
Ici Bistrô
O restaurante do chef Benny Novak vai fazer você se sentir em um autêntico bistrô francês!
Aqui, os pratos franceses mais clássicos ganham um toque contemporâneo. E não é só na gastronomia que a casa se inspira: toda a decoração e arquitetura é pensada para fazer com que os clientes se sintam em um verdadeiro bistrô francês.
Toda essa atmosfera fica ainda mais gostosa frio e, para a nossa sorte, o Ici Bistrô apresenta um menu exclusivo durante o inverno.
Nele, aparecem sopas como a Gratinée Lyonnaise, uma sopa de cebola francesa clássica, gratinada com queijo gruyère e acompanhada de pão. Receita típica de bistrôs, esse é um dos pratos que costuma aparecer no menu especialmente durante os meses de outono e de inverno.
Outra sopa tradicional da França, o Consommé de Poulet, volta ao Ici Bistrô na mesma época. A versão da casa leva arroz, fregola (uma massa bem miudinha, que vem da região da Sardenha), batata, cenoura, frango cozido desfiado e caldo de frango. Essa opção aparece como entrada no menu executivo do restaurante, que funciona de segunda a sexta (exceto feriados), das 12h às 15h.
Além do menu de sopas, o Ici Bistrô apresenta o tradicional steak tartare, servido na entrada, e filé au poivre ou carré de cordeiro como opções de prato principal.
Spot
O restaurante Spot é tradicional em São Paulo há mais de 20 anos. Quando o frio chega, as sócias e chefs Maria Helena Guimarães e Lygia Lopes dedicam uma seção do cardápio às sopas, que podem ser pedidas tanto no almoço quanto no jantar.
Nos meses de junho e julho, dá para experimentar clássicas criações do Spot, que se revezam a cada semana. Tem, por exemplo, sopa de banana com curry e de pera com alho-poró (essas duas aparecem por lá desde o primeiro festival de sopas do restaurante). O sucesso é tanto que todo mundo tenta aprender a receita para fazer em casa.
Para quem quiser sabores mais clássicas, há também creme de ervilhas com hortelã e o famoso caldo verde.
O descolado Spot, com matriz no meio dos grandes prédios da Bela Vista, serve culinária contemporânea e drinks sofisticados. A fachada de vidro e as luzes avermelhadas no salão interno já se tornaram uma clássicas para quem passa na rua.
Ideal para ponto de encontro de amigos, dá para fazer uma refeição completa ou somente aproveitar o bar para um happy hour. A cozinha sempre apresenta novidades e junta o que está em alta com pratos tradicionais, saladas e sanduíches.