Marias e Clarices

Pizza sempre combina com uma boa cerveja. Mas… e se a cerveja estiver na massa? Na Marias e Clarices, pizzaria na Vila Madalena, as redondas têm chopp na massa, em vez de água, como na receita tradicional. Então, prepare-se para olhar o cardápio e, além da cobertura, escolher o chopp que vai na pizza.

As opções são IPA, com sabor mais cítrico, Ale, que é caramelada, ou Weiss, que tem malte de trigo. Verdade seja dita, o sabor da massa muda muito pouco. O que muda mesmo é a textura da pizza: os chopps IPA e Weiss deixam a massa mais crocante, enquanto o Ale faz com que ela fique mais macia.

A receita curiosa surgiu porque o dono da pizzaria, Ivo Herzog (filho do famoso jornalista Vladimir Herzog), é amante de cervejas – e de pizzas, claro. No seu sítio, ele começou a experimentar fazer a massa com cerveja. Não deu muito certo, então Ivo fez uma mudança essencial: decidiu usar o chopp, que é mais vivo.

Logo na entrada da Marias e Clarices, há um enorme forno a gás, atrás de um balcão, onde as pizzas ficam rodando e são assadas rapidamente. Todas elas têm tamanho individual, ao estilo napolitano.

O carro-chefe da casa é uma receita que Ivo sempre fez no sítio e é a preferida da família Herzog. Batizada de Marias e Clarices, ela tem queijo brie, figo, fatias de pancetta defumada e um fio de mel de laranjeira. O doce do figo e do mel vai super bem com o salgado da pancetta e do brie. Fica uma delícia!

Outro sabor diferente a Três Marias de Minas, que une três bons queijos mineiros: Canastra, Serro e Cerrado.

A pizza Biza é outra receita de família. Ela tem rodelas de abobrinha refogada, mussarela e parmesão gratinado.

Sabores mais tradicionais, como mussarela, calabresa e atum, também aparecem por lá.

Para acompanhar, claro, tem chopp! As bebidas vêm da Cervejaria Nacional, parceira da pizzaria. As receitas autorais incluem a Mula IPA, Y-Iara Pilsen, Domina Weiss e Kurupira Ale, entre outras.

Outro detalhe legal da pizzaria é que o lugar procura valorizar o feminino. A Clarice do nome é Clarice Herzog, mãe de Ivo. Clarice é mencionada na música “O Bêbado e o Equilibrista”, famosa na voz de Elis Regina, e é daí que vem o nome da pizzaria: “Chora a nossa Pátria Mãe Gentil / Choram Marias e Clarices / No Solo do Brasil”.

A equipe do restaurante é formada majoritariamente por mulheres, desde a gerência, passando pela cozinha até quem comanda o forno da pizza e o bar.

Ah, e as mulheres também estão nas sobremesas. O hit da casa é o Mousse da Delma, que trabalhou por muitos anos para a família Herzog. De chocolate, ele é bem areado e coberto por raspas. Chega à mesa em uma travessa enorme, e é a garçonete que serve os clientes no prato.

Tudo isso em um ambiente super agradável e bonito, bom para um jantar a dois ou com os amigos. A pizzaria tem ares de galpão, com paredes brancas e quadros – eles estão à venda e são trocados de tempos em tempos. Mais ao fundo, há uma adega de vinhos iluminada e um jardim, com uma árvore toda iluminada por luzinhas. Um charme!


Veja mais