Jun Sakamoto ganhou fama na cidade por ser um sushiman rigoroso e perfeccionista. Ele comanda o concorrido restaurante Jun Sakamoto (que tem um balcão com apenas oito lugares), o Junji Sakamoto, no shopping Iguatemi, e sua mais nova empreitada: o J1, no shopping Villa-Lobos. No caçula, a ideia é oferecer uma cozinha mais simples e com preços mais acessíveis do que as suas outras duas casas.
Para começar, dá para pedir entradinhas como o camarão crocante com maionese de wasabi e o tartare de atum temperado com óleo de gergelim e servido com ikura (as ovas de salmão).
Na etapa principal, fazem sucesso os combinados de sushi, mas a principal aposta do chef são os teishokus: pequenos combos para refeições completas. Eles podem incluir, por exemplo, merluza grelhada temperada com missô, arroz, saladinha de pepino mais sushis e sashimis.
E como a cozinha de Jun não se limita ao universo dos peixes (crus ou cozidos), também há um capítulo do cardápio dedicado às carnes. Ali, os clientes encontram cortes nobres como o assado de tira e o prime-rib. E, para acompanhar a comilança, a carta de bebidas sugere saquês e vinhos.
Na sobremesa, vai bem a panna cotta feita com chá-verde e o sorvete de maçã verde com gelatina de saquê doce.
Por ter proposta mais casual, o J1 também tem um salão mais despretensioso – pode ir até lá com roupa de shopping mesmo, sem problemas. Nem por isso, a casa deixa de ser bonita: o charme é garantido pelos tijolinhos aparentes, os lustres modernos e as meias-paredes de madeira, que dividem os ambientes.