Tem um pedacinho da Bahia no meio de Pinheiros! A começar pela fachada multicolorida da casa, em plena Rua dos Pinheiros, que faz lembrar um famoso cartão-postal baiano, o Pelourinho. Se o visual deste restaurante já remete à Bahia, o cardápio dá a certeza de que aqui é lugar de comida típica e boa!
Aos fins de semana, é comum ter filas de espera na hora do almoço. Mas tudo bem: tem um parklet em frente à casa, onde já dá para pedir chopp, drinks e petiscos enquanto espera.
É muito gostoso se sentar em uma das mesinhas na calçada. Mas o salão também é bem aconchegante: ele é decorado com peças de artesanato, tem paredes com cores vibrantes e mesas com toalhas coloridas.
Por ali, reinam supremas as receitas clássicas da Bahia. Dá para começar a refeição com o delicioso acarajé, recheado com bastante camarão – é possível pedir porção ou unidade individual, que é maior.
Outra sugestão de tira-gosto é a casquinha de siri, que vem num potinho de louça, ou o queijo de coalho grelhado, que fica bem douradinho e é servido com melaço e pimenta.
Mais especialidades baianas dão sequência à refeição, caso das moquecas, um carro-chefe do restaurante – o ensopado chega à mesa em panela de barro, ainda fumegante, soltando um cheiro de dar água da boca. Dá para escolher entre as versões de pescada, de pescada com camarão, de lula com siri ou mesmo a vegetariana. O prato é bem grande e pode ser compartilhado por até três pessoas e é servido em companhia de arroz, pirão e farofinha de dendê.
Para quem curte carne vermelha, também não faltam opções. Tem baião de dois, com carne-seca, arroz, feijão de corda, pimenta biquinho, queijo de coalho e banana-da-terra. Uma delícia! Outra opção é a moranga recheada com carne-seca.
No capítulo das bebidas, o cardápio aposta nas mais variadas caipirinhas: entre elas a de caju, a de frutas vermelhas e a de tangerina com pimenta-rosa.
Vai ser um passeio para lá de arretado!