O Tanuki é um restaurante japonês bem tradicional no miolo da moderna Vila Madalena. A fachada já lembra o Japão, com luminárias típicas e portinha de madeira. O salão é bem simples, sem muita decoração, mas está sempre movimentado.
O principal atrativo do restaurante é o trabalho da equipe de sushimen, que prepara uma grande variedade de sushis e sashimis. Feitos no balcão à vista dos clientes, os pedidos podem vir em combos ou duplinhas, como a dupla Tanuki, que combina dois sushis de peixe prego com ovas de massago.
Outros ingredientes como salmão, atum, carapau, bijupirá, enguia, camarão e foie gras compõem a seção do cardápio dedicada aos pratos frios. Ah, vale consultar se o atum bluefin está disponível: mais raro, ele não é fixo no cardápio.
Como nem só de sushis e sashimis vive a cozinha japonesa, os pratos quentes também não decepcionam. Há tempurás crocantes, guiozas tostadinhas e com recheio bem gostoso, além de pratos como yakissoba e yakimeshi, o típico arroz frito.
Sucessos da casa, os bentos garantem uma refeição completa! Servidos em bandejas com vários compartimentos, os combos podem incluir, por exemplo: frango frito, anchova grelhada ou mesmo filé-mignon na manteiga. Gohan (arroz japonês), legumes salteados e sunomono (saladinha de pepino agridoce) costumam ser os acompanhamentos sugeridos.
O Tanuki é uma boa opção para quem quer um jantar bem tradicional, para depois eu tomar um drink no bairro mais boêmio de São Paulo.