Pirajá Prainha

O Pirajá já é um velho conhecido do paulistano. O bar tem inspiração nos botecos cariocas e fez sucesso em uma esquina na avenida Brigadeiro Faria Lima – tanto que já tem cinco endereços na cidade. Mas, agora, o bar foi além e abriu uma nova marca: o Pirajá Prainha, que tem drinks e comida de praia no cardápio.

O bar é disputado e fica na esquina da Rua dos Pinheiros com a rua Cônego Eugênio Leite, bem na frente da Bráz Elettrica – que, aliás, também pertence à Companhia Tradicional do Comércio, dona do Pirajá.

A casa não é grande: tem várias mesinhas na calçada e alguns lugares dentro do salão. A fila de espera, portanto, pode fazer parte do programa.

Os garçons logo fazem com que você se sinta na casa – ou na praia, claro. O menu tem releituras de comidinhas típicas do litoral. Sabe aquele clássico milho verde da praia? No Pirajá, ele vem em uma xícara de vidro, com aïoli e páprica – misture tudo bem antes de comer, para equilibrar os sabores.

O queijo de coalho também chega diferente. Em vez de vir na grelha, ele vem à mesa com melaço de cana e orégano.

A porção chamada Frito Misto do Mar traz lula e os peixes porquinho e manjubinha bem fritos. Tem ainda pastéis (de queijo, de carne e de camarão com palmito) e ceviche de peixe branco.

Prefere um petisco mais simples? Dentro do salão, há um balcão de acepipes: lula à vinagrete, peixes em conserva, picles, ovo, pepino e quiabo em conserva, azeitonas temperadas, entre outros itens.

Para acompanhar, que tal uma caipirinha? Os garçons são categóricos ao indicar um sabor: a queridinha da clientela é A Nega É Minha e Ninguém Tasca, com cachaça da casa, limões taiti e siciliano e rapadura mineira. Realmente, uma delícia!

Ah, e como é tradição no Pirajá clássico, o chopp vai passando nas bandejas dos garçons. Ele pode vir à mesa nos tamanhos pequeno, médio ou grande.

E o tema praiano não está só no cardápio, não! O salão interno tem um mural, em azulejos, com imagem de praia, além de quadrinhos com fotos do mar.

Repare nos cartões amarelos, em cima do balcão e da cozinha aberta: eles são iguaizinhos àqueles das barracas de pastéis da praia e indicam alguns pratos do bar, como empada de camarão, tremoço temperado e filé à parmegiana.


Veja mais