Banzeiro

A canoa pendurada no salão e as paredes revestidas de taipa já avisam: você chegou a um restaurante amazônico. Depois de ganhar fãs assíduos em Manaus, o chef Felipe Schaedler trouxe seu restaurante Banzeiro a São Paulo.

No Itaim Bibi, a casa dá boas-vindas aos paulistanos e os convida a provar sabores diferentes, que não se encontram facilmente por aqui. Nas receitas, Schaedler usa vitória-régia, formiga-saúva, cogumelos ianomâmi e outros ingredientes do Norte.

Para começar com um sabor bem amazônico, peça a espuma de mandioquinha, que vem com duas formigas-saúva em cima, ou o pastel de pirarucu com banana assada e queijo. Tem também tapioca, hidratada no açaí, com queijo de cabra e picles feito com o caule da vitória-régia.

Na etapa principal, fazem sucesso os peixes de água doce, como o pirarucu e o tambaqui. Tem, por exemplo, pirarucu grelhado com cogumelos laminados, servidos sobre folhas de rúcula, feijão crocante e farinha do Uarini.

A costela de tambaqui, iguaria clássica da região Norte, pode vir com tartare de banana e baião cremoso. O peixe também pode vir em postas, na caldeirada, que ainda leva legumes tostados na brasa, ovo e caldo de peixe.

Falando em clássico, há outro prato que é uma boa dica: o pato no tucupi. A ave é assada na brasa e vem acompanhada de arroz cremoso de legumes tostados.

E, para ter ingredientes amazônicos sempre frescos, o chef Schaedler começou a cultivar ervas em uma horta, no terceiro andar do restaurante. A ideia é testar e descobrir quais plantas se dão bem com o clima paulistano, e por ali já nascem bertalha, vinagreira e cariru.


Veja mais