Tordesilhas

É difícil pensar em outro restaurante que apresente tão bem a culinária brasileira como o Tordesilhas, fundado há quase 30 anos. A casa é tocada pela chef Mara Salles, profunda conhecedora dos sabores nacionais, que apresenta um pouquinho de cada região no cardápio. Aqui, você vai explorar hábitos culinários de várias regiões do Brasil – sem sair de São Paulo!

Dá para começar provando um tacacá, caldinho típico do Norte, preparado com tucupi (caldo amarelo da mandioca brava), camarão seco, goma e jambu, aquela plantinha que adormece a boca, de forma curiosa, ao ser mastigada.

O Nordeste inspira outra entradinha: o queijo de coalho com mel de rapadura. E vem do mesmo local a receita do bobó de camarão, que é feito ao estilo baiano com leite de coco e azeite de dendê.

Do Sul, vem a receita do barreado. Conhece? É um rico cozido de carne bovina tradicional do Paraná e que na cozinha de Mara leva 24 horas para ficar pronto. Para acompanhá-lo, vêm à mesa farinha de mandioca fininha e banana grelhada.

Para beber, a casa tem boa carta cachaças e de vinhos – repare que o salão tem uma bela adega de vidro, ao lado de uma charmosa cristaleira que guarda as taças.

A seleção de drinks também aposta nos sabores nacionais, com sugestões como o Xote, que combina cachaça, suco de pitanga e pimenta-cumari, e o Carimbó, feito com gim nacional, cajá, especiarias, maracujá e capim-cidreira.

Seguindo com a pegada da brasilidade, dá para finalizar a refeição com sobremesas como a que leva sorvete de cupuaçu, banana assada e calda de cítricos ou ainda a que reúne cocada de tabuleiro, sorvete de tapioca e calda de tamarindo.

O Tordesilhas prepara e serve essa comilança deliciosa em um ambiente que, ao mesmo tempo, é elegante e casual: tem flores charmosas em cima das mesas, decoradas com toalhas brancas, e enfeites bem brasileiros, feitos artesanalmente com ferro e madeira.


Veja mais