Panorama da Arte Brasileira: Sertão

O 36º Panorama de Arte do MAM convida 29 artistas e coletivos para discutir o tema sertão como algo além da definição geográfica.

Através de fotografias, esculturas, pinturas e vídeos, os projetos discutem temas como a necessidade de reelaboração da história brasileira, espiritualidade, identidade de gênero, lutas antirracistas e relação com o meio-ambiente.

Júlia Rebouças, curadora da exposição, propõe a experimentação ao contestar o viés do termo sertão. Entendido pelo imaginário como vazio e árido, o Panorama de Arte apresenta a palavra como um modo de pensar e agir, atribuindo as definições de força, resistência e criação.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica dentro do Parque Ibirapuera, na Vila Mariana, sendo considerado um dos principais centros culturais da cidade. O prédio foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1954, e reformado por Lina Bo Bardi com a inauguração do museu em 1982.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h). Ingressos: R$ 10 (grátis aos sábados). Até 15/11.

Foto: Trem Caravelas de Hoje, 2016. Maxwell Alexandre.


Veja mais