Björk Digital

Vem da Islândia uma das cantoras mais excêntricas e revolucionárias da música: Björk coleciona prêmios como o Polar Music Prize (considerado o Nobel da música), cinco Brit Awards, quatro MTV Music Video Awards, entre muitos outros. Nada mais justo que uma exposição visualmente impactante para representá-la. Com recursos de realidade virtual, a mostra “Björk Digital” está em cartaz no Museu da Imagem e do Som, depois de passar por cidades como Sidney, Tóquio, Los Angeles, Montreal e Londres.

A exposição tem quatro salas (em duas delas, os visitantes usam óculos individuais de realidade virtual) com instalações que são uma extensão do penúltimo álbum de Björk, “Vulnicura”, de 2015 – a cantora o compôs após a sua separação do artista plástico Matthew Barney, então as músicas falam bastante sobre dor, cura e recuperação.

As instalações mostram clipes das canções “Stonemilker”, “Black Lake”, “Mouth Mantra”, “Quicksand”, “Family” e “Notget”.

As obras vão introduzindo, aos poucos, os visitantes na realidade virtual. “Stonemilker” e “Black Lake” têm imagens mais suaves, enquanto “Quicksand” já mostra Björk se desfazendo em poeira cósmica e faz com que o público flutue num espaço, sem ter a visão de um chão concreto para pisar.

Achou demais? Então espere até chegar em “Mouth Mantra”: você será diminuído e engolido por Björk!

Lembre-se de que você vai precisar usar óculos de realidade virtual e grandes fones de ouvido. Portanto, ir à exposição usando óculos ou bonés não é uma boa ideia!

O Museu da Imagem e do Som (MIS) é um dos principais museus de São Paulo. De alguns anos para cá, deu uma renovada na sua programação e agora recebe grandes exposições de audiovisual e cultura pop. Já passaram por ali mostras sobre os cineastas Stanley Kubrick, Tim Burton e Alfred Hitchcock, sobre o músico David Bowie e sobre o programa de TV “Castelo Rá-Tim-Bum”, todas com cenografias e obras incríveis.

O MIS também costuma receber sessões de filmes, programações infantis e bate-papos. O local tem ainda um acervo de mais de 200 mil itens, entre fotografias, filmes, livros e documentos.

Horários: Terças a sábados, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Até 18/8.


Veja mais