Os melhores museus online do Brasil

Depois de dar um rolê virtual pelos principais museus do mundo, que tal explorar centros culturais incríveis pelo Brasil?

Selecionamos os museus nacionais que todo brasileiro precisa conhecer – mesmo que seja por um tour virtual. E no caso das dicas dessa matéria, a experiência online foi feita especialmente para que o visitante realmente se sinta em uma viagem. Boa visita!

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo famoso arquiteto que dá nome ao centro cultural, reúne obras com foco em artes visuais, arquitetura e design. É verdade que o próprio MON já é considerado uma obra de arte, mas o tour virtual em 3D permite conhecer toda a parte interna do museu e as obras expostas.

Com cerca de 7 mil obras, o MON tem obras de artistas com Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Andy Warhol, Tomie Ohtake e muito mais. O site também disponibiliza a versão digital de exposições passadas – “Man Ray em Paris”, “Luz = Matéria” e “Ásia: A Terra, Os Homens, Os Deuses” são algumas das opções mais recentes para explorar.

Museu Casa de Portinari

No interior de São Paulo, a cidade de Brodowski é conhecida por ser a terra de Cândido Portinari. O pintor, nascido lá em 1903, foi um dos maiores artistas brasileiros, alcançando reconhecimento internacional em sua carreira.

A casa em Brodowski onde Portinari morou e cresceu virou um museu dedicado às suas obras, mantendo ainda objetos pessoais do artista e mobiliário original em alguns dos cômodos. E para quem quiser visitar de longe, o Museu Casa de Portinari oferece uma experiência virtual em 360º. O tour começa de fora da casa e o visitante pode escolher o caminho, conhecendo por dentro das salas para ver de perto os desenhos e afrescos de Portinari.

Museu da Imagem e do Som

O site do MIS de São Paulo conta com um acervo online com as principais obras museológicas e bibliográficas da instituição. São milhares de itens entre áudio, vídeo, fotografias, equipamentos, livros, periódicos e iconográficos que fazem parte da história do museu.

A visita virtual é ideal para os amantes de fotografia, já que o acervo apresenta registros históricos da cidade de São Paulo. Na sessão “Equipamentos”, o visitante confere imagens de relíquias da área do audiovisual com detalhes e informações técnicas sobre cada objeto.

Centro Cultural Banco do Brasil

As quatro unidades do CCBB no Brasil se uniram para oferecer ainda mais cultura durante a quarentena. No site CCBB Educativo você pode conferir aulas dos mais diversos temas, como fotografia, arte digital e história na seção “Conteúdo em Vídeo”. Ou então pode relembrar exposições passadas com o download do catálogo oficial da mostra na seção “Convite à Ativação”.

E que tal uma visita virtual em 360º à exposição Egito Antigo? No site ccbbvirtual.com.br você pode ter uma experiência guiada ao CCBB do Rio de Janeiro com detalhes sobre cada obra e sua explicação em áudio.

Farol Santander

Recentemente, a unidade de São Paulo do Farol Santander inaugurou o seu tour virtual em 360º para atender ao público que está em casa. O icônico prédio no Centro Histórico da cidade recebe principalmente exposições de arte futuristas e imersivas que agora podem ser conferidas online.

A programação virtual do Farol Santander inclui o Hall de entrada, o Espaço Memória e os andares das exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, que estavam em cartaz antes do museu fechar temporariamente. Para ver a cidade lá do alto, o tradicional Mirante do 26º finaliza o passeio.

Era Virtual

Para ir um pouco além das exposições, o site Era Virtual reúne museus e patrimônios históricos de diversas cidades do país para explorar online. As visitas estão divididas nas categorias “Exposições Temporárias”, “Museus” e “Patrimônio Cultural”. 

O acervo artístico do Era Virtual conta com 21 museus, incluindo o Museu da República do Rio de Janeiro e a Casa de Cora Coralina, que fica em Goiás. Já na aba “Patrimônio Cultural”, por exemplo, é possível conhecer a cidade de Ouro Preto (MG), que ainda mantém as características coloniais em sua arquitetura.

Google Arts & Culture

Já citamos por aqui o site Google Arts & Culture como um dos melhores agregadores de arte e cultura online. E é claro que os museus brasileiros não ficam de fora do site: são mais de 70 instituições nacionais disponíveis por lá. MASP, Pinacoteca de São Paulo, Museu Afro Brasil (SP), MAM (SP), Museu do Futebol (SP), Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu do Amanhã (RJ), MAM RIO, Inhotim (Brumadinho) e Museu Imperial (Petrópolis) são apenas alguns dos exemplos.

O site Google Arts & Culture é um lugar que você pode passar horas conhecendo e sempre irá se surpreender. Reunindo cerca de 80 dos melhores museus do mundo em um só lugar, é possível observar obras de arte em alta definição, assistir à vídeos em 360º e realizar tours virtuais por dentro de pontos turísticos no estilo Street View. Além de site, o Google Arts & Culture também tem aplicativo.


Veja mais