Farol Santander

O Farol Santander não é só mais um grande prédio de São Paulo. Carregando um passado que ajudou a construir a capital, o edifício hoje abriga um centro cultural e histórico com museu, gastronomia, moda e muito mais.

Com a intenção de revitalizar o Centro e aproximar o paulistano e os turistas da cidade, o Farol Santander propõe encontros e descobertas. Através de entretenimento, cultura e lazer, o espaço promove eventos, exposições, arte e história.

O antigo edifício do Banespa foi restaurado e reformado, dando lugar ao novo Farol Santander, que manteve as características originais. Sua arquitetura, inspirada no estilo europeu dos anos 1920, é uma referência ao famoso Empire State Building, localizado em Nova York.

Nos pisos 2, 3 e 5, o Farol Santander preserva a memória da cidade de São Paulo e do próprio edifício. Com fotografias e objetos sobre o passado, os espaços são dedicados ao então banco da década de 1950. Já o 4º andar conta com uma sala especial dedicada à obra do fotógrafo Vik Muniz, um mural de 360º do entorno do prédio.

Na Arena do 8, o Farol promove encontros e debates semanalmente com especialistas em desenvolvimento de negócios e cidades em temas como cultura, moda e gastronomia. É fã de esportes? O 21º piso conta com uma pista de skate com vista do topo da cidade, desenvolvida por Bob Bunrquist, um dos principais skatistas brasileiros.

Instalações de arte imersiva tomam conta dos andares 22 e 23, enquanto outras exposições de arte são encontradas nos andares 19 e 20. As mostras são temporárias, com períodos de curto a médio prazo, dando lugar a artistas tradicionais e novos talentos nacionais e internacionais.

O mirante, localizado no 26º andar, permite uma vista a 160 metros do chão da urbanização e população de São Paulo. Para os visitantes conseguirem se situar, há painéis explicativos com indicações dos principais prédios e marcos históricos ao redor do Farol. Há ainda, no mesmo andar, o Café Suplicy, inspirado na época de 1947, quando o prédio foi inaugurado.

Para mais gastronomia, visite os andares 28 e 31. O Boteco do 28 apresenta programações variadas e rotativas com palestras e jantares especiais com os principais chefs do mercado. Já a Cozinha do 31 tem formato de escola gastronômica, promovendo entretenimento, experiências e conteúdos associados a boas práticas nutritivas e sustentáveis.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 20h.


Veja mais