Viva! Coreia

Dá para conhecer mais sobre a cultura coreana! O festival Viva! Coreia, no Museu da Imigração, na Mooca, tem apresentações artísticas, gastronomia e workshops.

Os imigrantes coreanos foram os últimos a serem acolhidos na Hospedaria do Brás, que atualmente é o Museu da Imigração. Eles chegaram em São Paulo em 1978 e começaram a apresentar seus costumes e tradições para os brasileiros.

O festival tem apresentação de Taekwondo, performances de dança como o buchaechum (conhecida como a dança dos leques), entre outros shows ao vivo.

Quer aprender sobre o idioma? Também dá! Vão rolar uma aula inicial e workshop de caligrafia.

Não poderiam faltar as delícias da Coreia na área gastronômica! Entre as receitas oferecidas, aparecem o bulgogui (o churrasco coreano: carne marinada grelhada em molho de soja, alho picado e semente de gergelim, servida com verduras), hottok (variedade de panqueca recheada de açúcar, uma comida de rua popular do país), bebidas coreanas e muitos outros sabores tradicionais.

Para conferir a programação completa do festival Viva! Coreia, acesse o site do Museu da Imigração.

Abrigado no edifício que já foi a Hospedaria do Brás, o Museu da Imigração reúne memórias das mais de 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 etnias, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978 durante a sua chegada ao Brasil.

Com o objetivo de promover conhecimento e reflexão sobre esse processo migratório, o Museu traz relíquias da época cafeeira e do início da industrialização, acervo digital com jornais, cartografias, registros dos imigrantes, além de um banco de dados onde é possível descobrir mais detalhes sobre famílias cujos antepassados eram imigrantes.


Veja mais