Tarsila para Crianças

Apesar de ser voltada para crianças, a exposição atual dos andares 19 e 20 do Farol Santander emociona e encanta até o público mais velho. Como se todo o universo de Tarsila do Amaral (1886-1973) fosse transposto para a realidade, a mostra imersiva é um verdadeiro passeio pelas mais famosas criações da artista brasileira.

No 20º andar, os visitantes se deparam com a estação “Vila dos Sentidos”, onde são contadas histórias da infância de Tarsila, quando vivia na fazenda no interior de São Paulo. É possível encontrar uma relação entre os cenários e o que viria a ser o estilo autoral de suas futuras obras.

As crianças se divertem na Toca da Cuca, com projeções de pique esconde e uma cama de gato, ou então no Universo Tarsila, com estações para colorir. Os desenhos podem ser escaneados e projetados, ganhando vida na parede. Ao fim, uma piscina de ovos de pelúcia bem instagramável diverte o público de todas as idades, servindo como referência para o quadro “Floresta”.

A exposição continua no 19º andar com mais três estações. O Jardim Afetivo é uma viagem sensorial, despertando os sentidos ao inserir diferentes sons para quadros famosos de Tarsila. Ao lado, em As Cores de Tarsila, um balanço no meio de tintas projetadas no chão abre a imaginação para pintar os próprios quadros.

O “Abaporu”, uma das obras mais emblemáticas da artista, parece ter saído do quadro em uma reprodução. É possível tirar foto ao lado do símbolo do movimento antropofágico e tentar experimentar sua própria pose na frente de espelhos distorcidos.

Painéis interativos complementam a exposição. Há um quiz para adivinhar, somente por meio de cores e sombras, qual é o quadro de Tarsila representado, e ainda o “Papo com Abaporu”, onde é possível conversar com o personagem por meio de uma tela touchscreen.

Com a intenção de revitalizar o Centro e aproximar o paulistano e os turistas da cidade de São Paulo, o Farol Santander propõe encontros e descobertas. Através de entretenimento, cultura e lazer, o espaço promove eventos, exposições, arte e história.

Instalações de arte imersiva e exposições tomam conta dos andares 19, 20, 22 e 23. O 21º piso conta com uma pista de skate, desenvolvida por Bob Bunrquist, um dos principais skatistas brasileiros. O mirante, localizado no 26º andar, permite uma vista a 160 metros do chão da urbanização e população de São Paulo.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 20h. Ingressos: R$ 25 (inteira). Até 2/2.


Veja mais