Somos Muit+s: Experimentos Sobre Coletividade

A exposição coletiva “Somos muit+s”, em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, tem como objetivo destacar a prática do exercício coletivo.

Com a participação de sete artistas/coletivos nacionais e internacionais, as obras dialogam direta e indiretamente com o trabalho do artista alemão Josph Beuys, um dos mais importantes escultores do século 20. Os convidados que expõem são Hélio Oiticica, Maurício Ianês, Mônica Nador e Jamac, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.

A mostra é guiada por um conjunto de obras de Beuys, tendo como destaque a instalação “Honigpumpe am Arbeitsplatz”. O trabalho apresentava o mel como produto de um trabalho coletivo, fazendo referência ao fluxo humano e à sociedade.

Com foco na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade, a Pinacoteca de São Paulo é o museu mais antigo da cidade. Em mais de 100 anos de história, seu acervo reúne mais de 10 mil obras com ênfase em pintura de artistas brasileiros.

Com três pavimentos e dois pátios internos, garantindo boa iluminação e ventilação, a Pina apresenta arquitetura inspirada em projetos de estilo italiano. Toda sua fachada de tijolos aparentes é uma das marcas registradas do museu.

Horário de funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h). Ingressos: R$ 10 (inteira); grátis aos sábados. Até 28/10.


Veja mais