Man Ray em Paris

Mais de 250 obras do artista norte-americano Man Ray chegam ao Centro Cultural Banco do Brasil na exposição inédita “Man Ray em Paris”.

Considerado um dos maiores artistas do início do século XX e expoente do movimento surrealista, Man Ray foi fotógrafo, pintor, escultor, cineasta e o que mais lhe parecia criativo. A mostra apresenta, pela primeira vez aos brasileiros, trabalhos como objetos, vídeos, fotografias e serigrafias desenvolvidas entre 1921 e 1940.

A curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais divide a exposição em duas seções: a primeira focada em seus retratos, utilizando a fotografia como instrumento de reprodução da realidade. Já na segunda parte há a manipulação da fotografia em laboratórios, obras que deram início ao conceito de fotografia surrealista.

Apesar de ter nascido na Filadélfia, foi em Paris que Man Ray teve sua maior fase de ebulição cultural, momento determinante para sua carreira como artista. Na capital francesa, consolida-se como um dos grandes fotógrafos do surrealismo.

O Centro Cultural Banco do Brasil tem quatro unidades no país: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Na capital paulista, é uma das principais instituições culturais, localizada bem no Centro Histórico da cidade.

Apesar de ter sido inaugurado em 2001, o edifício da fundação foi construído um século antes, em 1901. Antes de abrigar exposições de arte, o espaço funcionava como agência bancária.

Horário de funcionamento: Quarta a segunda, das 9h às 21h. Até 28/10.


Veja mais