Letizia Battaglia: Palermo

“Palermo” expõe o trabalho da italiana Letizia Battaglia, que tem sua carreira jornalística revisitada por meio de 50 fotografias. A mostra está em cartaz no Instituto Moreira Salles, que costuma abrigar exposições de fotografia imperdíveis.

A artista, nascida em Palermo, trabalhou por 30 anos registrando os conflitos da chamada “guerra da máfia”. Fotografias intensas e violentas marcaram a sua carreira entre os anos 1970 e 1980, tornando-se suas obras mais conhecidas.

No entanto, Letizia também documentou os bairros pobres e os movimentos políticos e sociais de sua cidade natal, tendo a fotografia como instrumento de intervenção e denúncia social.

Letizia Battaglia é considerada uma das mais influentes fotógrafas europeias de sua geração. Com dois prêmios na carreira – Erich-Salomon Preis, em 2007, e o Cornell Capa Infinity Award, em 2009 -, recentemente a artista conseguiu inaugurar o Centro Internacional de Fotografia, revitalizando uma região abandonada de Palermo que agora conta com um acervo fotográfico da cidade.

Localizado em uma das mais importantes regiões culturais de São Paulo, o Instituto Moreira Salles tem a fotografia como principal patrimônio, reunindo um acervo de cerca de 2 milhões de imagens, além de obras de música, literatura e iconografia. O espaço recebe exposições de artes plásticas de artistas nacionais e internacionais.

O IMS ocupa um prédio de sete andares, dispondo de amplos espaços expositivos, cinema e auditório, biblioteca, salas de aula, cursos, oficinas, workshops e restaurantes.

Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h. Até 22/9.


Veja mais