León Ferrari: Nós Não Sabíamos

O artista político León Ferrari (1920-2013) doou, em vida, 33 de suas obras para a Pinacoteca. Somando outros trabalhos acrescentados ao conjunto, o museu apresenta pela primeira vez duas séries completas da coleção do argentino.

A primeira parte, intitulada “Nosotros no sabíamos” [Nós não sabíamos], é composta por um recorte de artigos jornalísticos da época da ditadura militar argentina. Os anúncios denunciavam o surgimento dos corpos desaparecidos naqueles anos, e Ferrari os rearranja em forma de livro.

Na segunda seção, “Nunca más” [Nunca mais], o artista reúne os fascículos homônimos publicados pelo jornal Página 12, de Buenos Aires, entre os anos de 1995 e 1996.

Com foco na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade, a Pinacoteca de São Paulo é o museu mais antigo da cidade. Em mais de 100 anos de história, seu acervo reúne mais de 10 mil obras com ênfase em pintura de artistas brasileiros.

Com três pavimentos e dois pátios internos, garantindo boa iluminação e ventilação, a Pina apresenta arquitetura inspirada em projetos de estilo italiano. Toda sua fachada de tijolos aparentes é uma das marcas registradas do museu.

Horário de funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h): Ingressos R$ 5 (meia-entrada) a R$ 10 (inteira). Grátis aos sábados. Até 16/2.


Veja mais