História da Poesia Visual Brasileira

Em exposição no Sesc Bom Retiro, a mostra “História da Poesia Visual Brasileira” destaca a diversidade poética que surgiu durante os anos da vanguarda nacional.

São cerca de 200 itens que fazem parte do acervo do artista plástico Paulo Bruscky. Também curador da exposição, Bruscky é uma das maiores referências internacionais para os pesquisadores de arte contemporânea. Ao longo de cinco décadas, já foram reunidas 70 mil obras multimídia, sendo assim a maior coleção de arte da América Latina.

Com fotografias, cartazes, catálogos, livros, jornais, revistas, cartas e vídeos, os artistas transformam as palavras em arte. A mostra conta com raridades, entre elas os primeiros exemplares da poesia de vanguarda datada do século 17, como um versos de um poema de Gregório de Matos.

Os visitantes ainda encontram mais nomes consagrados na literatura brasileira. Entre eles, Oswald de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade têm seus trabalhos expostos.

As obras estão espalhadas pelo Sesc Bom Retiro, que conta com vários andares e podem ser vistas no mezanino desde o andar térreo. A instituição é um centro de cultura e lazer, com programação variada para atender diversos públicos. O Sesc conta com choperia, quadras poliesportivas, piscinas, teatro, áreas para exposições e espaços para leitura, entre outras atrações.

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 21h. Sábado, das 10h às 21h. Domingo, das 10h às 18h. Até 8/9.


Veja mais