Grada Kilomba: Desobediências Poéticas

A artista portuguesa Grada Kilomba tem em cartaz na Pinacoteca do Estado sua primeira exposição individual no Brasil. “Desobediências Poéticas” tem forte caráter político e busca mostrar, por meio de quatro instalações, as vozes daqueles que foram silenciados durante os períodos de colonização em várias partes do mundo.

A artista Grada Kilomba foi uma das participantes da Flip 2019, onde lançou o livro “Memórias da Plantação: Episódios do Racismo Cotidiano”. Doutora em Filosofia pela Freie Universität Berlin, Kilomba é conhecida por criar uma linguagem que flui entre o artístico e o acadêmico dando corpo, voz e imagem a seus próprios textos por meio de obras audiovisuais.

Com foco na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade, a Pinacoteca de São Paulo é o museu mais antigo da cidade. Em mais de 100 anos de história, seu acervo reúne mais de 10 mil obras com ênfase em pintura de artistas brasileiros.

Com três pavimentos e dois pátios internos, garantindo boa iluminação e ventilação, a Pina apresenta arquitetura inspirada em projetos de estilo italiano. Toda sua fachada de tijolos aparentes é uma das marcas registradas do museu.

Horário de funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h). Ingressos: R$ 10 (inteira). Grátis aos sábados. Até 30/9.


Veja mais