Uma obra em grande dimensão – 5 x 3,66 metros – e outros trabalhos inéditos do artista carioca Daniel Senise são expostos na individual “Todos os Santos”, especial para o Instituto Tomie Ohtake.
Os temas ausência e arquitetura são recorrentes nas obras de Senise, conceito que explora em seu trabalho monumental. Para construí-lo, o artista utilizou fragmentos de matéria queimada retirados do Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, após o incêndio de 2011. O alumínio espelhado é o suporte da obra, que reflete, entre os espaços carbonizados, o real invertido.
A mostra continua com fotos gigantes – chegando a até 3 x 2,50 metros –, reformuladas a partir da introdução de materiais sobre a imagem. Objetos e matérias recolhidas no local fotografado são transpostos, criando camadas de profundidade.
O Instituto Tomie Ohtake recebe exposições de arte contemporânea. Em seu característico prédio futurista de fachada nas cores vermelho e roxo, as obras dividem-se em sete salas distribuídas em dois pisos do edifício. O espaço ainda conta com o restaurante Santinho, a livraria Gaudí e a loja de objetos IT, além de salas educativas, ateliês, teatro, cinema e serviços.
Artista que dá nome à fundação, Tomie Ohtake foi uma artista japonesa naturalizada brasileira produziu pinturas, gravuras e esculturas, como o monumento “80 Anos da Imigração Japonesa” localizado na Avenida 23 de Maio.
Horário de funcionamento: Terça a domingo, 11h às 20h. Até 13/10.
-

-
Grátis
(referência, pode variar de acordo com a organização)