Ocupando dois andares do Museu do Futebol, a exposição “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol” é dedicada à visibilidade e divulgação da trajetória feminina no esporte em busca da igualdade.

Por muitos anos, entre 1941 a 1979, as mulheres foram proibidas de jogar futebol no Brasil. A mostra conta, através das personagens que lutaram contra o machismo, como o futebol feminino evoluiu ao longo dos anos. Jogadoras como Marta, Formiga, Cristiane, ex-atletas como Sissi e Emily Lima e a árbitra Siliva Regina são alguns dos nomes representados.

Por meio de depoimentos, objetos, fotografias e vídeos, a exposição mostra as lutas das mulheres por garantias básicas como o direito ao jogo, o uniforme adequado aos seus corpos, a participação na gestão esportiva, na arbitragem, na imprensa e a livre circulação nas arquibancadas.

No país do futebol, a história do esporte encontrou um lugar para ser preservada e divulgada. O Museu do Futebol está instalado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, e conta com uma série de atrações sobre o esporte no Brasil. Com início no piso térreo, o visitante segue um percurso que passa por todas as instalações do museu.

O Museu do Futebol faz homenagens aos principais jogadores da Seleção Brasileira, passando por cabines dedicadas à memoria sonora em narrações de rádio, sala com fotos com a história das Copas do Mundo, infográficos de curiosidades, objetos históricos e espaço com chute a gol, entre muitas outras atrações.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h (com entrada até às 17h). Grátis às terças. Até 20/10.