Biblioteca Mário de Andrade

Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, a Mário de Andrade é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior do país. O acervo, estimado em 3,3 milhões de obras, fica atrás apenas da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

O primeiro prédio ficava na Rua 7 de Abril e contava com uma coleção da Câmara Municipal. A partir de 1937, quando adquiriu o acervo da Biblioteca Pública do Estado, teve um enriquecimento de patrimônio com números raros e especiais. Em 1942, a BMA muda-se para o endereço atual na Rua da Consolação em edifício projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon.

Com ótima luz natural devido às grandes janelas e arquitetura planejada, vale a pena conhecer a biblioteca e se perder entre as prateleiras. Seja para o lazer ou pesquisa acadêmica, o lugar oferece conteúdo para todas as idades.

As seções vão desde Sala Infantil até Coleção de Obras Raras e Especiais, dedicadas a pesquisadores e com títulos datados desde o século XV. Há ainda Coleção de Artes – Sala Sérgio Millet, Mapoteca, Hemeroteca, Coleção São Paulo, entre outras.

Além do acervo literário, a BMA tem programação cultural diária e gratuita, com clubes de leitura, teatro, música, artes visuais e mais.

A Biblioteca Mário de Andrade fica aberta todos os dias da semana, das 8h às 22h.


Veja mais