Jamais me Olharás Lá de Onde te Vejo

A exposição “Jamais me Olharás Lá de Onde te Vejo” faz parte do programa Arte Atual do Instituto Tomie Ohtake. O projeto, de caráter experimental, tem a participação dos artistas Éder Oliveira, Regina Parra e Virginia de Medeiros.

O grupo foi convidado a compor trabalhos a partir da reflexão do psicanalista francês Jacques Lacan sobre o retrato como gênero pictórico e atribuição de identidade. Assim, os artistas constroem limites entre o “eu” e o “outro”, entre a afinidade e a distinção.

Cada artista optou por um formato. Éder Oliveira apresenta sua visão através da pintura, enquanto Regina Parra utiliza a fotografia. Já Virginia de Medeiros foi pelo caminho do audiovisual, atribuindo-se do vídeo.

O Instituto Tomie Ohtake recebe exposições de arte contemporânea. Em seu característico prédio futurista de fachada nas cores vermelho e roxo, as obras dividem-se em sete salas distribuídas em dois pisos do edifício. O espaço ainda conta com o restaurante Santinho, a livraria Gaudí e a loja de objetos IT, além de salas educativas, ateliês, teatro, cinema e serviços.

Artista que dá nome à fundação, Tomie Ohtake foi uma artista japonesa naturalizada brasileira produziu pinturas, gravuras e esculturas, como o monumento “80 Anos da Imigração Japonesa” localizado na Avenida 23 de Maio.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 20h. Até 29/9. 


Veja mais