Sebastião Salgado: Gold

Durante a década de 1980, a descoberta do ouro na região do Pará fez com que milhares de pessoas criassem o maior garimpo a céu aberto do mundo, ganhando o apelido de Serra Pelada. Este capítulo da história brasileira foi registrado pelas lentes de Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais importantes da atualidade, e pode ser conferido no livro “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, que ganha exposição no Sesc Avenida Paulista.

Salgado reuniu mais de 50 fotografias retratando o dia a dia dos garimpeiros na exploração que durou mais de uma década. É possível ver trabalhos inéditos, assim como outros já divulgados anteriormente no livro “Trabalhadores”.

Sebastião Salgado é um dos mais renomados fotógrafos da história brasileira. O artista desenvolveu trabalhos em mais de 100 países e recebeu prêmios e honrarias como o Grand Prix National, do Ministério da Cultura da França. Em 2014, estreou no cinema com o documentário “O Sal da Terra”, que recebeu o Prêmio Especial do Festival de Cannes naquele ano.

A exposição acontece no Sesc Avenida Paulista, que, por si só, já é um passeio legal. Ele fica em um prédio de 17 andares na Avenida Paulista, claro. O local acabou se tornando um ponto turístico da cidade, porque tem uma bela vista do último andar, que tem uma cafeteria. O prédio tem espaço para exposições, espetáculos, biblioteca, áreas para práticas esportivas, comedoria e mais.

Horário de funcionamento: terça a sábado, 10h às 21h30. Domingos e feriados, 10h às 18h30. Até 3/11.

Foto: Sebastião Salgado


Veja mais